Boa música disponível pra você, caro leitor!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Jane Mara: intuição e musicalidade

" Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.Muda-se o ser, muda-se a confiança .Todo mundo e composto de mudança tomando sempre novas qualidades", esse trecho dos versos do poeta português Luís de Camões sintetiza a história dessa artista que deixou a estabilidade profissional para seguir uma carreira artistica na grande metrópole.

Jane Mara, 36, cantora, atriz, abre a porta de seu apartamento no bairro da Aclimação e convida a reportagem do Paulicéia do Jazz para sentar e contar um pouco dessa sua trajetória do interior até a capital paulista.

Pequenina, expressiva, inquieta e falante. Entre cada momento de sua fala,muitas mexidas nas madeixas e viradas no pescoço, muitas histórias, conversas, relações de pessoas, atuações e lugares por onde morou e trabalhou.

Mineira da cidade de Passos, cidade situada na região Sudoeste do Estado das Minas Gerais, Jane é de uma família de músicos.Sua mãe, Genoveva Queiroz, é multi-instrumentista, compositora e cantora e seus 3 irmãos são instrumentistas: dois na Capital paulista e um no interior.

A cantora/atriz possui três graduações: Adminstração de Empresas e Comércio Exterior pela UNORP -Centro Universitário do Norte Paulista e Contabilidade na UNIRP - Centro Univeristário
de Rio Preto.Trabalhou em diferentes lugares, empresas,instituições religiosas, mas a arte era algo que sempre mexeu forte com a artista.

"Deus em primeiro lugar na minha vida, sempre!" ,disse a cantora/atriz que declara somente acreditar em Deus.


Primeiros passos

Jane iniciou aos 13 anos de idade a sua trajetórias nas artes cênicas na cidade de Icem,próxima a divisa com o Estado de Minas Gerais. Nessa cidade conhece um diretor de Teatro que já trabalhou com Ruth Escobar e Gianfrancesco Guarnieri.


Após o pai se aposentar do trabalho na usina hidrelétrica de Furnas, Mara segue para São José do Rio Preto e inicia uma jornada a outras frentes de trabalho ligadas a área comercial.

Ao tomar a decisão aos 29 anos de idade em vir para São Paulo, por estar cansada da rotina, as mesmas conversas e
da pobreza de opções de estilos musicais na cidade interiorana. Segundo a cantora, havia poucos bares e apenas um:"contramão", era um local onde tocava um repertório bastante interessante da Música Popular Brasileira,onde Jane ( foto à direita) se interessou muito e gostou tanto do repertório tocado no bar de Rio Preto que decidiu cantar maior parte das músicas cantadas no "contramão" em suas apresentações no circuito paulistano.

Vida de Artista

Ao chegar em São Paulo, Jane começa a cantar nos projetos do SESC e permaneceu durante quatro anos. Teve participações em vários shows com Danilo Caymmi, André Abujamrra, Luis
Tatit e outros artistas do cenário musical brasileiro.

Ao mesmo tempo intercalava trabalhos em comerciais e contracenava em novelas e mini-séries. Mara começou a fazer participações no quadro Retrato Falado, com a atriz Denise Fraga e teve participação em Metamoforse, Essas mulheres, Tom Cavalcante e Escrava Isaura na Rede Record; JK, A diarista na TV Globo e o filme Primo Basílio.

Participou do Gargarejo, grupo musical da cidade de São Bernardo do Campo. Faz dublagem e estudou música na Escola Voice, Harmonia com Paulo Brito e Teatro Musical com Paulo Monteiro.

Venezuelano é o mais novo trabalho de Jane Mara com músicas compostas por Carlos Rodrigues. Recentemente lançado na Venezuela, teve a participação de: Celso Almeida, Thiago do Espirito Santo, Filó Machado e Fábio Leandro.


O que faz

Jane fez apresentações no Villagio Café, All of jazz, Teatro Anchieta, SESC consolação, Photozofia,Magnólia (foto à direita) . Vários músicos já acompanharam e continuam a participar durante as suas apresentações: Filó Machado, Ari Pessarollo, Serginho Machado, Hélio Delmiro, Kabé Pinheiro e outros ótimos instrumentistas brasileiros.

A cantora e atriz pretende em breve começar os trabalhos para lançar o seu primeiro CD autoral. Segundo a cantora, a maior parte do repertório será de composições próprias e releituras de obras compostas por renomados compositores brasileiros.

Assita uma apresentação de Jane Mara na TV Cia da Música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário