Boa música disponível pra você, caro leitor!

domingo, 7 de junho de 2009

Mente Clara: cinco jovens unidos pela arte

Musica folclórica, jazz, erudito, samba, baião. Mistura e junção de rítimos variados. Momento inigualável, independente, tranquilo, harmonioso. Um grupo de estudantes de música e identificados com a musicalidade nacional e internacional, atrávés de uma brincadeira de amigos inflluênciados pelo som de Hermeto Paschoal, considerado o mais importante compositor e multiinstrumentista brasileiro.


Paschoal é a referência musical destes cinco rapazes: Franco Lorenzon (contrabaixo),Fábio Leal (guitarra), Rodrigo "Digão" Braz (bateria) , Cesar Roversi ( sax e flauta) e Beto Corrêa (piano) que se conheceram no Conservatório Dramático e músical Carlos de Campos, na cidade de Tatuí, a 150 km da capital paulista,e escolheram o nome Mente Clara, com o objetivo de fazer um trabalho baseado em valores culturais e suas expressões no âmbito social da humanidade.



"Musical Universal"


O grupo Mente Clara tem uma identificação direta com o trabalho do músico e multiinstrumentista que gravou o "Só toca quem não quer", onde a música "Mente Clara" faz parte de uma das faixas do albúm.

"A obra tem um texto bem interessante e chamou a atenção do grupo. "Vale a pena conferir! Assim, como todos os textos dos vários discos desse compositor e multiinstrumentista sempre com muito otimismo e fidelidade a esse continente chamado "Brasil Universo"" , disse Rodrigo "Digão" Braz, baterista.


Participações


O Mente Clara já recebeu convites de programas específicos de TV onde a abordagem principal é a musica instrumental. Para Rodrigo Braz (foto à direita), é um facilitador para a banda expor o trabalho com mais fluidez, naturalidade, onde é muito mais dificil num bar em que a maior parte das pessoas vão para conversar.


"Na maioria das vezes isso não me incomoda, pois quando a música consegue chegar no seu intuito maior de "sensibilizar o ouvinte a imagens, sensações geradas através das notas" os "transeuntes" passam a ter sua atenção conquistada e dai por diante a real interação do público com os executantes sonoros", disse Braz.


Dificuldades


Valores e expressões culturais no ambito social. Essa é a forma como o Mente Clara trabalha. Na opinião de Rodrigo Braz, a sociedade não tem vontade de consumir produtos que possam melhorar as condições sociais e espirituais e ,consequentemente, os patrocinadores e veículos de comunicação não focalizam devidamente as expressões artisticas de artistas iniciantes ou fomentadores da musica instrumental.

"As pessoas precisam querer entender mais o seu mundo e
seu cotidiano"


Rodrigo "Digão" Braz (baterista)



Projetos

O Mente Clara lançará neste ano o segundo trabalho.Os componentes não definiram um título para o novo CD. Segundo Rodrigo Braz, o albúm está na fase de pré-produção e a gravação acontecerá no mês de julho.


O grupo atualmente tem um CD gravado em 2006, carregado de influências da música brasileira e com a riqueza dos improvisos jazzisiticos durante os solos instrumentais. O baterista destaca a parceria com a cantora Manuella Cavalaro e "100 anos de Carmem Miranda", todos com arranjos focados na musica brasileira tradicional.

Assita: Mente Clara ao vivo no CCJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário