Boa música disponível pra você, caro leitor!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cyrille-Aiméé: das festas ciganas para o jazz

Uma garota com uma infância marcada por brincadeiras musicais onde a mãe colocava salsa e merengue para dançar e o pai e a música erudita para embalar o sono da pequena garota. Hoje é a jovem promissora cantora, ganhadora do Mountreux Jazz Voice Competition em 2007 e dona de uma bela voz firme e marcante. Essas são descrições únicas para o talento da cantora francesa Cyrille-Aiméé.


Filha de pai Francês e mãe dominicana,Cyrille nasceu em Fountainbleau, na comunidade de Samois sur seine, situado ao nordeste da França Central. Todo ano, no mês de junho, em Samois, acontece um festival de Jazz em homenagem a Django Reinhardt, seu ilustre habitante onde após a sua aposentadoria viveu o restante de sua vida nessa vila.



“Ciganos e não ciganos de toda a Europa e apreciadores do som de Django se reúnem em torno das fogueiras e tocam violão durante toda a noite por uma semana inteira”, descreve a cantora.

Aiméé participou algumas vezes do Festival. A primeira vez aos dezesseis anos de idade com Romane e Frederick Manoukian Orchestra,e no verão passado com o seu amigo e guitarrista David Reinhardt, neto de Django, onde participou da gravação do seu CD Cyrille Aiméé & The Surreal Band.


Música como profissão


Cyrille começa pra valer a sua jornada profissional nos Estados Unidos após a sua chegada na cidade de Nova York e iniciado seus estudos na SUNY Purchase College. “Lá conheci alguns grandes músicos, mas, sobretudo, aprendi muito sobre jazz e o meu conhecimento musical foi aprimorado”, disse a cantora.

Antes, Aiméé se divertia muito com os ciganos na França e fez uma série de concertos na República Dominicana com os grandes pianistas Jorge Taveras e Gustavo Rodriguez.

Festival

Ganhar o Montreaux Jazz Festival foi uma grande experiência para Aiméé. Pela primeira vez entrou numa competição e adorou o desafio. A cantora conheceu Laura Brunner, segundo lugar no festival e se tornaram grandes amigas.

CD e novos objetivos


Cyrille Aimee & The Surreal Band é o primeiro álbum da cantora gravado na Suíça, com os músicos da escola onde estuda e teve a participação especial do guitarrista David Reinhardt.

Cyrille inicia um novo projeto, completamente diferente do primeiro álbum. A cantora acabou de gravar um CD em duo com o violonista e guitarrista brasileiro
Diego Figueiredo. “Soa bonito e não posso esperar para ver onde ele nos levará”, disse Aimée.

2 comentários: