Boa música disponível pra você, caro leitor!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nove grupos musicais e um objetivo: formar público

Noite fria de segunda-feira. Preguiça, sensação de noite mal dormida, cansaço, mas a vontade de ouvir uma boa música superava todas as energias negativas. No alto da Vila Madalena, ao lado da praça do por-do-sol, o Teatro da Vila. Ao entrar, um pequeno grupo de espectadores e no palco uma big band, com os instrumentos de sopro de um lado, e do outro a "cozinha" - teclado, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão.

Essa é a melhor descrição para o Movimento Elefantes. Um movimento de nove bandas de sopro paulistas -Banda Urbana, Projeto Coisa fina, Projeto Meretrio2, Big da santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers e Banda Jazzco - onde deixam as suas marcas no cenário musical da cidade com o objetivo de formar público e novos apreciadores musicais.


Apresentação


Nessa segunda, duas big-bands tocaram no Teatro da Vila. A primeira foi o Projeto Coisa Fina. Composto por: Felippe Figueiredo(sax alto), Daniel Nogueira (sax tenor e flauta), Gustavo D'amico (sax tenor e flauta), Anderson Quevedo (sax barítono e flauta),Amílcar Rodrigues (1º trompete) ,Alessandro Ribeiro ( 2º trompete ), Didi Machado (trombone tenor),Abdnald Santiago (trombone baixo) ,Fabio Leandro (piano ), André Mota ( guitarra), substituído por Thiago Melo, Matheus Prado (percussão),Mauricio Caetano( bateria) e Vinicius Pereira (contrabaixo acústico).


O grupo tocou várias músicas, composições próprias, algumas do maestro e compositor brasileiro Moacir Santos e o público pode ouvir um pouco de standards, jazz, maracatú, canções e composições dos componentes da big-band.

Após um intervalo de 15 minutos, entre a saída dos músicos, a movimentação dos "roadies", auxiliares de palco e afinação de instrumentos, e a vez da Big Band da Santa entrar para apresentar as músicas de seu repertório.


O Grupo formado por: Diogo Borges (trompete),Marcos Braga (trompete),Henrique Messias(trompete),Marcos Correia(trombone),Ruben Marley( trombone) ,Gabriel Bispo (trombone),Rodrigo Nascimento (1º sax alto/soprano), Lucas Bonetti (2º sax alto),Alexsandro Souza (1º sax tenor) ,Vinícius Chaga (2º sax tenor), Roberto di Sordi (sax barítono), Daniel Spirandelli "Paçoca"( bateria ),Renata Jamberg (baixo),Leonardo Magalhães( guitarra), Maurício Fernandez (piano) e sob a regência do Maestro Paulo Tiné.


A big tocou várias musicas durante a apresentação, composições próprias e alguns standards. Destaque para o belissimo arranjo de Fernando de Andrade em O mundo é um moinho, de Cartola e Construção de Chico Buarque, com arranjos e orquestração de Paulo Tiné.

No final , o grupo terminou a apresentação da noite com Chapeu de Seu Alberto e uma outra composição, segundo a descrição do Maestro, havia algumas influências da big-band Spokfrevo da cidade de Recife-PE.

Impressões

Correria, todos cansados, alguns desejavam muito uma pausa para descanso, relaxar um pouco após um dia bastante corrido. Os roadies corriam para desmontar os equipamentos e auxiliar os músicos. Vinicius Pereira conta um pouco para a reportagem de Paulicéia do Jazz a experiência de estar a frente de uma união de pessoas com um único objetivo onde começaram as reuniões com os nove grupos em abril deste ano.


"Tudo começou numa mesa de bar. Estava Eu, Anderson Quevedo - que articulou tudo e convidou as outras bandas - Rubinho (Urbana e Comboio ), Pepa D'elia (Jazzco e Urbana), para a primeira reunião.", disse Vinicius Pereira, onde depois fizeram outras reuniões e outros artistas como Guga Stroter, Juninho Galante e outras bandas entraram para o movimento.




"Uma experiência legal ver as bandas juntas. Fico feliz em estar participando deste movimento", disse Leo Magalhães, guitarrista da Big-band da Santa. Fluminense, da cidade de Volta Redonda, mora em São Paulo desde 2004 e toca no grupo há um
ano.











Para o baterista da Big-band da Santa, Daniel
Spirandelli "Paçoca", é uma experiência fantástica tocar com outras bandas e participar do Movimento
Elefantes
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário