Boa música disponível pra você, caro leitor!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nouvelle: 21 anos do mais fino jazz no Auditório Ibirapuera

Maurício Tagliari (guitarra), Luca Raele (piano e clarineta) e Guga Stroeter (vibrafone), formam o Grupo paulista Nouvelle, onde neste sábado, 10/10,às 21h00, apresentará standards de jazz como My Funny Valentine, de Rodgers & Hardt, um pouco de Steve Wonder, com Nina Becker e releituras de clássicos como Se Você Jurar, de Ismael Silva.

A apresentação do grupo conta com as presenças dos cantores convidados: Nina Becker, Lucas Santtana, Bruno Morais, Rômulo Froes, Marcelo Quintanilha e Vânia Abreu.

Desde 1987, logo após o surgimento do grupo, os músicos tocavam em nightclubs e boates no Rio e em São Paulo. O Nouvelle era formado na época por Guga Stroeter (vibrafone e bateria), Flávio Mancini Jr. (contrabaixo), Carlos Fernando (voz), Luca Reale (piano e clarineta) e Maurício Tagliari (guitarra).

O repertório era composto por versões em "jazz acústico" de standards dos anos 30 a 50, de autores como Duke Ellington, George e Ira Gershwin, Rodgers & Hart, Charles Mingus, entre outros. Com apoio de crítica e público, em 1988 foi lançado o primeiro disco, "Nouvelle Cuisine", onde se destacavam as interpretações de "My Funny Valentine" e "Embreceable You".

Em 1991, eles lançaram "Slow Food", com algumas composições brasileiras, de Caymmi e Djavan, bem como "Luzes", que Caetano Veloso compôs especialmente para o grupo, e ainda uma participação de Gal Costa.

O álbum seguinte, "Novelhonovo", já foi bem brasileiro, indo de Ismael Silva, Dona Ivone Lara a Chico Buarque e Gil. Apenas "Stormy Weather" lembrava a época dos standards.

O quarto disco, "Freebossa Confessional", apresentava a banda com nome reduzido, apenas Nouvelle, e repertório eclético, de Dorival Caymmi e Edu Lobo a Duke Ellington e Django Reinhardt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário