Boa música disponível pra você, caro leitor!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nouvelle e seus personagens: Carlos Fernando

Paulista de "ascendência baiana" que gostava de aprender temas musicais da TV e do cinema. Cantar, inclusive as partes instrumentais era a diversão dos tempos de criança de Carlos Fernando(foto à esquerda) , vocalista do Nouvelle, onde seus precedentes artisíticos familiares vem de gerações anteriores como o compositor Zequinha de Abreu, primo por parte de sua avó materna Alda de Abreu Coelho e, segundo seu pai, já falecido, sua familia tem como ascendente o poeta português Alexandre Herculano.

Com todas essas fortes influências artisiticas originárias dos antigos ramos da árvore genealógica, Fernando é enfatico e faz questão de dizer durante a entrevista sobre uma gravação onde cantava Parabéns a Você, com um ano de idade e sem desafinar!



"Quando ainda mal falava! E afinadissimo, aliás!", disse o vocalista.


A discoteca de seu irmão, 15 anos mais velho, haviam albuns de jazz, bossa nova e alguma coisa de música erudita, foi bastante importante para a sua formação musical e Fernando pode descobrir durante a sua adolescência a música barroca e estudou Cravo na Escola Pró-arte de São Paulo e a partir desse período, começou a ouvir mais compositores como Stravinsky,Debussy, Bach, Scarlatti, Mozart, Beethoven , Ravel e os considera como seus "heróis".


Carlos começou a ouvir mais atentamente o Jazz, - "com real atenção, compreensão e entusiasmo", disse o vocalista - aos 20 anos de idade, um ano antes de ingressar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo ( FAU-USP) .


Fernando faz questão de descrever sobre o treino mental para estabelecer relações orgânicas de forma ao longo do tempo e a partir de uma estrutura e , segundo Fernando, é praticamente o mesmo na arquitetura e na música. "Arquitetura é música solida;musica é arquitetura imaterial: Proporções , desenho e informação no espaço-tempo", define o músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário