Boa música disponível pra você, caro leitor!

sábado, 24 de outubro de 2009

Nouvelle e seus personagens: Guga Stroeter

" A música era um hobby para mim! Jamais passava na minha cabeça tornar-se um músico profissional", disse o paulistano Guga Stroeter (foto à esquerda), 48, filho de Advogado, e com dois irmãos: Rodolfo Stroeter (contrabaixista) e Henrique Stroeter (ator e faz parte do grupo teatral Parlapatões).


Ele estudou psicologia na Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tocava bateria e o vibrafone era seu instrumento de diversão. Guga já vinha de uma experiência musical com o seu primeiro disco pela gravadora continental em 1985, Sossega Leão e depois juntamente com os amigos Mauricio Tagliari, Luca Reale começaram a ensaiar sem nenhuma pretensão profissional´.


Após muitos ensaios, o psicólogo e vibrafonista de final de semana, na época , resolveu marcar uma apresentação no espaço OFF, em São Paulo, para motivar o grupo e o vocalista Carlos Fernando trouxe a ideia do nome "Nouvelle Cuisine" para o grupo de jovens tocadores de jazz de sábado a tarde.

Hoje, Stroeter tem uma história consolidada na música instrumental brasileira, o vibrafonista é um artista multifacetado: psicólogo, músico, escritor. "Multifacetado sem precisar atirar pra tudo quanto é lado!", enfatiza o músico onde faz questão de deixar claro sobre o gostar mais de uma coisa. "Hoje, no momento histórico atual ter várias habilidades é uma virtude para o artista", disse Guga.


Na visão de Stroeter a música tem multiplas funções. "O corpo completa a trindade que é imemorial: A voz que canta, o instrumento que toca e o corpo que dança", disse ele. E reforça a sua opinião sobre a dança como uma maneira de expressar a arte e o jazz, na observação de Guga, é feito para quem gosta. " É uma música popular.Não é uma música para poucas pessoas, é para quem gosta. Mas a sua estrutura harmônica e ritimica complexa o torna mais convidativo para os músicos", disse o vibrafonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário