Boa música disponível pra você, caro leitor!

sexta-feira, 27 de março de 2009

NBA: Jazz só no nome


Música e esporte estão ligados de uma forma muito próxima. É comum vermos pessoas se exercitando ouvindo música em seus aparelhos portáteis ou então fazendo suas séries embaladas ao som das academias. Mas o que relação o jazz teria com o esporte?

Pois no basquete estadunidense tem e é bem visível. Sim, no basquete, um esporte que está diretamente ligado ao rap e ao hip-hop.

Pois bem, um dos 30 times que compõem a liga profissional de basquete dos Estados Unidos, a NBA, é o Utah Jazz, time da cidade de Salt Lake City, localizada no estado que dá nome ao time.

Mas fica uma outra questão no ar: porquê o time de uma cidade gelada, que em 2002 foi até a sede dos jogos olímpicos de inverno, tem a ver com o gênero musical? A resposta é simples, mas para isto, vamos explicar rapidamente como são os times da NBA, mais precisamente cada franquia.

Cada franquia possui um nome próprio (exemplo Bulls, Celtics, Lakers) que é incorporado com o nome da cidade ou estado em que ficará abrigado. Em alguns casos houve a manutenção do nome da franquia, porém a mudança de cidade, como ocorreu com os Hornets, que saíram de Charlotte para New Orleans.

Foi exatamente isto que ocorreu com o Jazz, já que quando a franquia foi criada, em 1974, originalmente o time era exatamente da cidade de New Orleans, tradicional centro de Jazz dos Estados Unidos e do mundo, fazendo com que o nome da franquia tivesse total compatibilidade com a cidade que o abrigava.

Porém, em 1979, passando por uma grande dificuldade financeira, o Jazz mudou de cidade, indo para Salt Lake City, uma cidade em que nunca houve uma grande tradição do gênero musical, mas que pelo menos ostenta uma relação estranha e diferente entre o basquete e a música.

Um comentário:

  1. Rodrigo, legal a história. Talvez o título pudesse ser mais engraçado. Uma sugestão:

    NBA: Jazz só no nome

    ResponderExcluir