Boa música disponível pra você, caro leitor!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jazz & Bossa Nova: Combinação deliciosa

Simples, sofisticado, pequeno, doce e suave. Delicatessen (foto à esquerda) é a reunião de todas essas caracteristicas marcantes com músicos talentosos e versáteis.


Esse grupo de som tão refinado e leve, a sua formação atual é composta pelos músicos: Ana Krüger (vocais), Carlos Badia ( Violão), Nico Bueno (baixo) e Mano Gomes (bateria). Surgiu da vontade do publicitário e aficcionado por música Daniel Callage em produzir um disco que combinasse o estilo cool jazz com a simplicidade refinada da bossa nova.


Os primeiros passos aconteceram com o encontro com o violonista Carlos Badia, seguido da descoberta de Ana, que cantava jingles e covers de música pop. Na primeira gravação em 2006 Edu Martins (baixo) e Mario Gomes (bateria) completavam o quarteto.

My Baby Just Cares for me (foto à direita) é o novo trabalho do Delicatessen.O grupo terminou recentemente a turnê no Estado de São Paulo e entrará em turnê internacional para divulgar o seu recente disco. Abaixo, segue um pouco mais da conversa do Paulicéia do Jazz com o contrabaixista do quarteto, Nico Bueno:



Paulicéia do Jazz: O grupo, segundo as informações do blog my space, foi um dos grandes sucessos do mercado independente em 2006 com mais de 5000 discos vendidos. Qual foi o fator que fez o grupo ter essa vendagem altas de CD's para uma banda independente?


Nico Bueno: Bem, hoje nosso primeiro cd, Jazz + Bossa, ja está com uma vendagem superior aos 16.000 cd's. Nós recebemos uma resposta excelente de publico e critica, por acharem que nosso trabalho preenche uma carência dentro do mercado musical Brasileiro! Acho que isso já é um fator muito forte para todo "esse" sucesso! E consequentemente para a vendagem de cd's! Sem contar que o publico que aprecia nossa música, é comprador de cd's, dificilmente tem o costume de "baixar" os discos na internet! O disco também foi muito bem distribuido pela Europa e Asia, pela Tratore!


PJ: A primeira turnê do grupo foi em Porto Alegre. Mas como tudo se iniciou? Foi na casa de amigos, convívio em faculdade de música? Como foi?


NB: Nosso lançamento foi em Porto Alegre, nossa cidade. O disco, e depois consequentemente o grupo, foi uma iniciativa do apaixonado por música, Beto Callege, produtor do trabalho. A principio seria só uma gravação para consumo interno, mas depois , com o resultado das gravações, ficou inevitavel a continuidade do trabalho e a parceria para seguir em frente! Somos todos amigos, colegas ocasionais em muitos trabalhos aqui em Porto Alegre, e a reunião para criar o Delicatessen, foi a realização do desejo mutuo de termos um trabalho juntos!


PJ:. Um estilo cool misturado a simplicidade da música brasileira, esse é o estilo do Delicatessen. Como é trabalhar com uma proposta musical tão limpa e simples num lugar onde há uma força da música regional como o Rio Grande?

NB: Isso é um diferencial com certeza, mas nossa experiencia como musicos , ajudando, participando e produzindo o trabalho de vários artistas de diferentes estilos musicais, nos deu a experiencia necessaria para fazer os arranjos, e também é muito importante, trabalhar em torno da voz da Ana, que é linda e suave, o estilo cool se impõe naturalmente!

PJ:. Em Porto Alegre há um grande circuito de jazz? Qual é a relação do porto alegrense com o jazz?

NB: Porto Alegre, ja teve um circuito de jazz bem maior, as casas sumiram, mas os músicos cresceram...temos grandes musicos que vivem aqui e outros tantos que ja sairam para o mundo, o caminho é ir para fora do estado e mostrar o nosso trabalho!


PJ:. As influências do grupo é uma mistura de cool jazz e um pouco de brasilidade em algumas músicas. O som do violão funde-se a voz pequena e doce de Ana Krüger(foto à direita). Quais são os compositores que inspiraram vocês durante a pesquisa para formar o Delicatessen?


NB:O trabalho de pesquisa se baseia nas décadas de 20 e 50, todas aquelas composições para o cinema , são uma grande fonte, nós vemos nessas musicas, uma semelhança muito grande com a musica brasileira no caso a Bossa Nova, musicas ricas em harmonia e melodias, depois é criar uma nova cara para a musica, e trazer o suingue da bossa!

PJ: Como foi se apresentar em São Paulo para o público do SESC Vila Mariana? São Paulo é um público que gosta muito do jazz e há um grande circuito de bares e restaurantes na capital paulista. Como foi a receptividade do público ao ouvir o novo trabalho do grupo My Baby for just cares for me?


NB:A receptividade em São Paulo é ótima, estamos conseguindo cada vez mais criar um publico fiel ao Delicatessen, é uma cidade com uma quantidade muito grande de espaços para shows, e com uma exigencia também muito grande, pelo nivel dos musicos. isso nos faz querer melhorar nosso show. É um prazer enorme tocar em São Paulo.

PJ: O grupo fará alguma turnê internacional? Haverá um lançamento da versão internacional do trabalho lançado em 2008?

NB:O cd ja foi lançado e editado no Japão, agora está saindo por um selo Tailandês, para o resto da Asia, e ja temos um primeira viagem marcada para o dia 26 de novembro desse ano, tocaremos dia 28 em um festival de jazz, depois devemos seguir com mais alguns shows pela Asia, incluindo o Japão, onde estamos na quarta edição do primeiro disco e na segunda do MyBaby Just cares for Me

Um comentário:

  1. Legal. Nas respostas, o ideal é identificar quem está falando, em vez de colocar genericamente o nome do grupo

    ResponderExcluir