Boa música disponível pra você, caro leitor!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

50 anos sem Sidney Bechet

Há exatos 50 anos o jazz perdia um de seus grandes nomes. Pioneiro no uso do sax soprano, Sidney Bechet notabilizou-se também por ser um grande clarinetista de jazz e foi um dos grandes nomes da música na primeira metade do século passado.

Nascido em Nova Orleans em 1897, o instrumentista decidiu trocar o clarinete pelo sax soprano por achá-lo mais compatível com sua forte personalidade. Com a mudança de instrumento, Bechet passou a produzir mais facilmente o vibrato, que passou a ser sua marca registrada.

No decorrer de sua carreira ele tocou junto com músicos consagrados, sendo que sua mais célebre parceria foi com Louis Armstrong, com quem realizou duos memoráveis em músicas como “Texas Moaner Blues”, “Coal Cart Blues” e “Pickin’ On Your Baby.”

Dentre os fãs do músico está o cineasta Woody Allen, que passou a cultivar o gosto pelo jazz aos seus 16 anos, quando aprendeu clarinete após ouvir um disco de Bechet, que era muito respeitado também na Europa, onde viveu, na França, de 1928 até o ano de sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário