Boa música disponível pra você, caro leitor!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tiso: da pequena Três Pontas para o mundo

Dos bailes do interior das Minas Gerais, Wagner Tiso (foto à esquerda, com o acordeon branco) levava a tira-colo seu acordeon nas festas, juntamente com o seu parceiro Bituca [Milton Nascimento] (foto à esquerda, ao lado oposto de Wagner) .Foi assim o início de sua peregrinação musical nas apresentações em clubes do município de Três Pontas, localizado na região centro-sul mineira.

Após experiências musicais em Belo Horizonte, onde conheceu mais o jazz, através da turma de músicos como Nivaldo Ornellas, Airto Moreira e Robertinho Silva, e no Rio de Janeiro onde começa a sua experiência como arranjador e produtor musical, Wagner passa a fazer turnês nacionais e internacionais com Milton Nascimento, destaque para dois festivais de Jazz de Montreux, na Suíça, e gravações com músicos renomados como Herbie Hancock e Hermeto Pascoal.Além de buscar novos horizontes musicais e produzir trilhas sonoras para o cinema.


Tiso (foto à direita) divulga o seu mais recente trabalho Samba & Jazz, 100 anos de música. Belissimo albúm com músicos de primeira linha como: Victor Biglione, Nivaldo Ornellas, Lula Galvão, Nicolas Krassik e Paulo Moura e com misturas ritimicas brasileiras e influências do jazz e da música erudita. Wagner, em entrevista ao Pauliceia do Jazz , conta um pouco da sua experiência e vivência musical.

Pauliceia do Jazz: Como é reunir o balanço do samba e o improviso do jazz num trabalho com bons músicos brasileiros?


Wagner Tiso: O samba & Jazz, um século de música é uma trilogia que começa em 1997. No inicio da minha carreira musical, comecei como pianista. Logo, eu quis fazer uma homenagem de Tom a Villa-Lobos, Debussy e Fauré e Milton e Tiso em 2000. Pois considero todos esses compositores referências musicais importantes.

PJ: Seu inicio de carreira foi no interior do Estado de Minas Gerais , na cidade de Três Pontas, e como era o seu trabalho musical na região?

WT:Meu primeiro instrumento que aprendi a tocar foi o piano. Mas como nos clubes do interior não tinha piano, o jeito era levar o acordeon para os bailes dos clubes da cidade.Juntamente com o Bituca (Milton Nascimento),formavamos grupos musicais para tocar no circuito da cidade.


PJ: Como você passou a conhecer mais os compositores do jazz?

WT: Conheci quando cheguei em Belo Horizonte e passei a conhecer os standars do jazz como Miles Davis, Jonh Coltrane, Duke Ellington. Antes só conheciam os influentes como Frank Sinatra, Ray Charles e os clássicos como George Gershwin.

PJ: Wagner, você compões trilhas sonoras para o cinema? Como começou a compor trilhas e quais são as mais conhecidas do público?

WT: Sim. Já compus para 30 longa-metragens e entre os mais conhecidos do público posso destacar Jango , Ele, o Boto, Inocência e Chico Rei . Através da composição de trilhas, surgiu idéias para novas composições e a mais conhecida que foi fruto dos trabalhos para o cinema foi Coração de Estudante (1984). A composição era um tema do filme Jango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário