Boa música disponível pra você, caro leitor!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O que é o estilo musical e a linguagem jazzística?


Fazer música com o estilo e a linguagem jazzistica são a arte de envolver pessoas através dos sons, da improvisação, da criatividade.

A Linguagem Jazzística é o entendimento de que a música tem uma forma e um ritmo e que esses dois elementos, estão em torno da improvisação, da audição apurada, da vocação musical que pulsa ao redor do músico e do ouvinte. Para tocar Jazz é preciso entender e explorar as propriedades do som (altura, intensidade, duração e timbre) em cada elemento da estrutura musical (melodia, harmonia, ritmo e forma).

A música e o arranjo podem ser os mesmos, os profissionais podem ser os mesmos, mas os indivíduos sempre são diferentes, a ocasião nunca se repete e o dom de produzir jazz é algo hegemônico com perfil particular de cada frase, cada melodia, cada cifra tocada pelo músico, seja dos vocais, percussão, cordas, sopro.

Mesmo com grande sensibilidade e audição apurada do músico, a linguagem do blues e jazz depende da forma integrada e homogênea do contexto da banda, quarteto, quinteto musical, os músicos devem estar integrados com essa linguagem, como uma orquestra, uma sinfonia que não desafina e não sai de ritmo, mesmo tocando em contratempos ou em ritmos alternados.

Esta linguagem e estilos diferenciados no mundo do jazz, são únicos e distintos em todo o mundo, fator este determinante para décadas de sucesso, ouvidos sensíveis e conquista de gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário