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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Guitarrista e produtor musical diz sobre as dificuldades em produzir e tocar um som de alto nível no país

Local aconchegante, clima de puro jazz e blues na capital paulista, dois ambientes lotados com som de primeira linha e platéia ansiosa para o próximo show. No Tomtom Jazz Moema, os espectadores aguardavam o primeiro acorde, a primeira música da banda Coldplaybrasil.

Antes dos músicos adentrarem ao palco para mais uma apresentação, aproximei-me do guitarrista e produtor musical Leandro Bortoletto e no decorrer do bate-papo, conversamos à respeito dos entraves para produzir sons inovadores, a dificuldade das bandas iniciantes para a assinatura do primeiro contrato e a popularização da produção musical de massa no Brasil.
Pauliceiadojazz – A popularização da mpb, de músicas apelativas e a falta de acesso à cultura musical da população menos favorecida, são fatores determinantes para o consumo musical de massa de baixa qualidade?

Leandro Bortoletto – “No passado os jovens e futuros artistas terminavam as faculdades e participavam ativamente dos destinos políticos do Brasil, em passeatas, reivindicações e protestos através das letras e composições musicais com ideologia em mudar os destinos do país. Atualmente o desinteresse político, a educação precária e a falta de cultura da população menos favorecida determina a avalanche de bandas no mercado com péssima qualidade artística e sem conteúdo musical.”

Pauliceiadojazz – O que mudou a partir da década de 80 com relação à produção musical no país?

Leandro Bortoletto – “A partir da década de 80, com o aparecimento da chamada “geração coca-cola” a produção musical teve um declínio devido à popularização dos estilos da “nova mpb”. Sem falar sobre a falta de incentivo da grande mídia não segmentada em não valorizar as bandas e artistas com futuro promissor do mundo da bossa, do blues, do jazz entre outras produções musicais de bom gosto e qualidade.”

Pauliceiadojazz – Como o mercado nacional está reagindo às novas tecnologias e a necessidade de adaptação à era multimídia?

Leandro Bortoletto - "A produção musical enfrenta a crise com otimismo, porém a era multimídia deixa as sua marcas e a necessidade de adaptação urgente da indústria fonográfica perante às novas tecnologias, como o acesso irrestrito a softwares de produção e edição de som com custos reduzidos que podem comprometer a edição final, ao contrário dos antigos e caros estúdios de gravação das décadas passadas que em geral eram equipados com plataformas e mesas de som de última geração. Há a necessidade de adaptação às novas tecnologias, mas sempre focado na produção de alta qualidade, sem perder a aura do som, o culto à boa música, relembrando os tempos do vinis e das bandas de baile.”

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