Boa música disponível pra você, caro leitor!

domingo, 31 de maio de 2009

O centenário do "Rei do Swing"

Ontem, 30 de Maio, completou-se 100 anos do nascimento do clarinetista Benny Goodman, conhecido como “Rei do Swing”, e que foi um dos grandes responsáveis pela popularização do jazz, através do uso de uma técnica apurada, sendo considerado um dos principais músicos da primeira metade do século XX.

Nascido em Chicago e batizado como Benjamin David Goodman, notabilizou-se por quebrar barreiras raciais na música, ao contar com o acompanhamento de músicos de renome em sua Big Band, como Charlie Christian, Lionel Hampton, Sid Catlett, Teddy Wilson, Cootie Williams e Billie Holiday, todos negros, em uma época em que a segregação era comum.

O ápice da carreira de Goodman ocorreu em 1938, em sua cidade natal, em uma apresentação no Carnegie Hall, que por anos foi considerado como um templo da arte musical, pois era lá que ocorriam as principais estreias dos artistas da época. Tal apresentação destacou-se por ser o primeiro evento de jazz no local de grande impacto.

Neste final de semana, a cidade de Nova York homenageou o centenário do nascimento do músico com sessões especiais da Orquestra do Centro Lincoln de Jazz, que recriou o concerto do Carnegie Hall sob a direção de Bob Wilber e com participação de clarinetistas, como Ken Peplowski e Buddy DeFranco.

Aliás, foi em Nova York que Benny Goodman faleceu, em 13 de junho de 1986 vítima de um ataque cardíaco, no apartamento em que morava em Manhattan. Mas a trajetória deste gênio da música ainda continua sendo lembrada e influenciando todas aqueles que apreciam uma boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário