Boa música disponível pra você, caro leitor!

domingo, 24 de maio de 2009

Thiago Alves: "A música é uma arte"

Sexta-feira, noite, 22h20, clima ameno, trânsito intenso nas avenidas Paulista e Rebouças. Após às 23h00, ao entrar no estacionamento de um fast-food na esquina com a Henrique Schaumann,o telefone toca, quando atendi era o Contrabaixista Thiago Alves (foto à esquerda), onde já me aguardava na cafeteria.

Ao encontrar no ambiente externo, com várias mesas, anexo ao estabelecimento, o Contrabaixista, devidamente alinhado, terno escuro, gravata azul escura, com algumas riscas , camisa escura, juntamente com seus colegas músicos: Louise Woolley (piano), Lucas Macedo (sax), Jonatas Sansão (bateria) (foto abaixo, à esquerda) ,também com trajes sociais, acompanhavam naquele dia no restaurante Balneário das Pedras e descansavam após a primeira apresentação na casa.

Músico profissional desde 16 anos. Aos dez anos de idade, Thiago se familizarizou com os sons de Frank Sinatra e Count Basie, através do tio, trombonista de uma banda musical da Igreja Assembléia de Deus, que levava os discos até a sua casa.

" é divertido", disse o
Contrabaixista

Aos 11 anos de idade, Thiago iniciou os estudos musicais na Universidade Livre de Música (ULM) em São Paulo, teve aulas com o professor Itamar Colaço e dois anos depois, entra na big-band sob a direção do Maestro Roberto Sion. Já, aos 16, começou a tocar na Orquestra Tom Jobim e inicia alguns trabalhos profissionais aos 17.


Primeiro local de trabalho foi no Bar Brahma, aos 18 com o músico Rudy Germano e no mesmo ano conheceu o contrabaixista Lito Robledo e tocou 3 anos e meio no restaurante Mancini e no mesmo tempo entrou no Soundscape Big Band Jazz. Depois passou a tocar com Alexandre Mihanovich, Sandro Haick e Michel Leme.


"A escola que faz o músico é
tocar na
noite"

A aproximação com Michel Leme resultou na gravação de um primeiro CD.Logo, Michel queria formar um novo grupo. Daí, surge Michel Leme & A firma (foto à direita). Na primeira formação: Thiago Alves,MIchel Leme,Cássio Ferreira e Serginho Machado (foto á esquerda, 3ª do lado direito), filho do grande músico Filó Machado. Na atual formação, houve apenas a mudança do baterista: sai Serginho, entra Jônatas Sansão.


Além dos trabalhos com o guitarrista Michel Leme, Thiago também toca na Reteté Big Band, é um projeto que nasceu para divulgar a boa música instrumental em teatros, escolas, igrejas. A big-band tem um repertório composto de músicas do tradicional cancioneiro religioso protestante, standars de jazz e composições próprias e pretende gravar um CD com a Reteté.


Circuito

Thiago (foto à esquerda) já tocou em várias casas do circuito de bares da música instrumental paulistana. Segundo ele, nos restaurantes, o músico apenas está lá para fazer o "fundo músical". Poucas pessoas prestam atenção no músico, preferem conversar, fazer as suas refeições, falar alto e cantar "parabéns pra você" na hora que o grupo toca.


"Cultura não depende de situação financeira", disse o músico ao se referir sobre o desinteresse pela arte musical dos frequentadores de alguns restaurantes do circuito.


Alves toca atualmente nos bares: Jazz nos Fundos, New Jazz, e no restaurante Balneário das Pedras.Gosta de frequentar o bar São Cristovão, onde as pessoas gostam muito do som. O músico também toca nos projetos musicais das escolas e lojas de instrumentos musicais: EMT - Escola de Música e Tecnologia, Conservatório Souza Lima, MATIC Instrumentos musicais e Escola Virtuose, na Vila Guilhermina, Zona Leste da cidade de São Paulo.

" A galera gosta do som" , diz Thiago sobre os bares Jazz Nos Fundos e New
Jazz

Para o contrabaixista, o público frequentador dessas apresentações de rua e das escolas são bem mais interessados por ser estudantes e gostam de ver o som acontecer. As apresentações acontecem sempre no final de tarde, das 16h00 às 18h00.

Assita Thiago Alves & Reteté Big Band:



3 comentários:

  1. THIAGÃO quebrandco tudo sempre... abraço!!! raphinha guitarrista....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thiago... vc é um músico extraordinário.
    Abração!
    Vera Martins

    ResponderExcluir
  3. Mto legal a entrevista thi .. músicos de verdade como vc são poucos.. admiro-te ..rs bjs de sua amiga .Rita

    ResponderExcluir