Boa música disponível pra você, caro leitor!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Turner: " Estrela em ascensão"

"...Um contraste perfeito em termos tonais e conceituais", disse Thomas Conrad na revista Jazz Times à respeito do talentoso saxofonista Mark Turner, que se destaca em sétimo lugar entre os músicos de sax-tenor entre as feras Donny McCaslin, Chris Porter, Eric Alexander, Marcus Strickland, Grant Stewart e Joel Frahm.

Turner destaca-se nos recentes lançamentos de dois albúns gravados pela refinada etiqueta alemã ECM: New York Days, em que participa de um quinteto liderado por Enrico Rava(trompete), Stefano Bollani(piano), LArry Grenadier (baixo) e Paul Motian (bateria);e Sky and Country o segundo CD do trio cooperativo Fly( foto abaixo, à esquerda), formado por ele e dois terços da consagrada trinca comandada pelo pianista Brad Mehldau, ou seja, Grenadier e Jeff Ballard (bateria).

No primeiro disco,Turner é considerado pela critica a boa surpresa do time de músicos, mesmo em uma postura cameristica que é uma característica da direção músical de Rava. Já, no segundo, o sax-tenorista ousa um pouco mais nos solos com seus "voôs" longos e arejados,em sicronia com o primoroso contrabaixo de Grenadier e a bateria vivaz, eloquente e apimentada - em algumas pelas - por pertinentes "chicotadas" em backbeat, como em "Super sister" e "Elena Berenjena".



" De um lado, a música dos três pode ser intelectualmente desafiadora - sobretudo em face de composições ritimica e harmonicamente densas. Mas apesar disso, o impacto emocional é forte, e sentido através do profundo groove ritimico e do modo orgânico que esses três músicos usam para contar juntos, uma história", ressalta Brad Mehldau(foto à direita) , patrão de Grenadier e Ballard, sobre a música produzida pelo Fly.




Assista: Brad Mehldau Trio







Mark Turner & Fly





Nenhum comentário:

Postar um comentário