Boa música disponível pra você, caro leitor!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Lael Medina: "Ter visão "idealista" sobre a música é fundamental sempre para nossa evolução no instrumento!"

Trânsito intenso,motoristas ansiosos, subidas e descidas. Uma rua escura, muitos caminhões e o silêncio das 20h30. Um sobrado de paredes e portão verdes, nº 173.Após alguns minutos aparece Lael Medina (foto à esquerda), baterista, falante, super receptivo. Abre o portão e me convida para ir até o estúdio onde ele minstra suas aulas de bateria durante a semana.

Lael fez questão que eu ficasse à vontade. Pediu para que eu sentasse numa cadeira próxima a uma mesa para facilitar as minhas anotações no momento que o baterista falasse de sua trajetória musical.O músico estava tranquilo e começou a falar sobre a suas primeiras "batidas de panela" aos três anos de idade e depois como começou a se interessar pela música aos doze anos.

O seu primeiro referencial de som foi a Banda Kiss(1983). Lael pediu a autorização de seus pais para assistir a um show da banda que estava em turnê pelo país, mas isto não aconteceu devido a sua pouca idade na época.

Primeiros passos

Lael ganha a primeira bateria em 1986, inicia seus estudos de música na escola Pró-Musica( 3 meses ), em seguida no Conservatório Marcelo Tupinambá( 6 meses ) e posteriormente na Escola de Bateria Drum( 1 ano ). Formou a sua primeira banda de pop/rock chamada Zona Proibida e começou a tocar em bares, na época do "boom" do Rock Nacional. O baterista estudou até 1988,num momento onde surge a dúvida: ser músico ou seguir outra profissão?

Medina continuou a tocar, mas parou de estudar música por 1 ano. Assim, trabalhou em um Banco, fez curso de economia e ainda aulas de bateria com Duda Neves. A profissionalização musical teve início em 1990.



O começo

Lael Medina tocava musica popular brasileira em seu início de carreira profissional.E,como era de se esperar, este foi um período complicado "econômicamente", especialmente nos primeiros seis meses. Em 1992, chegou a ministrar entre 20 e 25 aulas por semana e tocava em poucos lugares : " A música, como qualquer profissão no início, é difícil, porém, por conta disso, foi um tempo que pude estudar mais e buscar melhor aperfeiçoamento", disse o baterista.

Concomitantemente ao início de sua vida profissional como músico, Lael entra na Fundação das Artes de São Caetano do Sul ( 1992 a 1995 ).

Novos trabalhos

Novidades na vida profissional de Lael. Trabalhou cinco anos com a cantora Maria Alcina, participou do grupo Virado a Paulista( música instrumental brasileira ), além de atuar com Graça Cunha, Cristina Oliveira, Ana Paula lopes, Ana Cañas,Bibba Chuqui, Izzy Gordon, Edvaldo Santana, Juca Novaes e Edu santana, dentre outros.

Mas foi entre 2002 e 2004 que os trabalhos realmente se intensificaram, iniciando com uma temporada no hotel Grand Hyatt( São Paulo ), com Vanessa Falabela(voz), Rogério Botter-Maio (contrabaixo) e Beto Salvador (pianista, sobrinho do também pianista Dom Salvador). Essa "gig",(um termo em inglês, onde os músicos preferem chamar as formações de grupo), durou de agosto a novembro de 2002 e com repertório de jazz e musica popular brasileira (MPB).

Em Novembro deste mesmo ano, Medina iniciou sua participação como baterista na Banda Pop Rouge, onde permaneceu até junho de 2004. "São oportunidades que acontecem e não se pode descartar", disse o músico.

No começo de sua participação como músico do Rouge, Lael ainda passa o natal e o ano novo de 2002 em Gstaad( Suíça ) e toca com a cantora Giana Viscardi na boate do Hotel Beleuve,com repertóio totalmente voltado para a MPB.

Muito trabalho o baterista teve no ano de 2003 e primeiro semestre de 2004, com a banda Rouge( fins de semana, viajando por todo Brasil, África e Uruguai ) e no hotel Grand Hyatt( 2 dias durante a semana ).De 2004 a 2007 foi colunista da revista especializada Batera & Percussão e , em 2005, atua no Rey Castro Cuban Bar( por 2 anos e meio ) e na Batataria Santa Clara( 1 ano ).

Cantoras

Lael Medina atualmente acompanha as cantoras Márcia Salomon e Ruthe London. Com a última,inclusive, participou do 1ª festival de Jazz de Porto Principe( Haiti ) no início de 2007 (foto à esquerda). Além de Lael, a 'gig' era composta por: Tiago Costa(teclados), Zé Alexandre Carvalho ( contrabaixo) e Marcus Teixeira(violão e guitarra).

Recentemente, Medina acompanhou Patty Ascher, Márcia Salomon, Roberto Menescal e Orquestra Arte Viva em evento comemorativo sobre os 50 anos da Bossa Nova, promovido pela Apex Brasil ( 0utubro/2008 ) e que contou também com participações de Joyce, Zimbo Trio e os Cariocas.Será lançado um DVD deste projeto.

O que faz atualmente?

Lael toca com alguns grupos instrumentais como o BB trio( trio do pianista
Beto Bertrami), Jazzuca Trio( c/ Leo Mitrulis e Airton Fernandes ) , Quinteto Jobim(idealizado pelo saxofonista Mario Aphonso III) e Projeto Pianistas Paulistas ( englobando Beto Bertrami, Giba Estebez, Leo Mitrulis, Marcio Roldan e Airton Fernandes).Os repertórios são compostos essencialmente de Musica Popular Brasileira , com pitadas de jazz e música latina.

" pela minha experiência como profissional da música já há quase 20 anos, quanto mais versatil você é, mais trabalhos você tem! ", disse Medina.

Ele se apresenta também todas as 6as. feiras na Batataria Santa Clara( Vila Madalena ) e atua constantemente no circuito jazzístico de São Paulo,em bares comoTeta Jazz, All of Jazz e Ao vivo Music.

É autor do método " Bateria: Uma Visão Didática"( 1999 ) e prepara agora seu 2o. trabalho, entitulado " Bateria: Uma Visão Brasileira"

Auto-avaliação

Lael adquiriu boa parte de seus bens materiais com a música. " Tendo respaldo,principalmente no início, é importante se dedicar que as coisas acontecem", disse o músico. E foi enfático ao dizer sobre a VERDADE MUSICAL que cada um deve ter dentro de si.

Para Medina, é importante levar a música como arte acima de tudo mas, por outro lado, também ter atitude profissional e se adequar aos diferentes trabalhos do mercado musical : " para sermos bons profissionais,acredito que o músico artista que habita em nós mesmos deve conviver pacificamente com o músico trabalhador, aquele que realiza a função que lhe é determinada de acordo com o trabalho em questão".

Dessa forma, Lael Medina se considera inserido neste contexto : " o músico artista recebe pelo seu trabalho o que chamo de pão da alma, enquanto o músico trabalhador recebe,obviamente, o pão do corpo".

Futuro

Todas as segundas feiras de julho acontecerá apresentações do Projeto Pianistas Paulistas no Teta Jazz Bar a partir das 22 hs. Lael pretende também, ainda este ano, gravar seu 1o. CD instrumental com lançamento previsto para 2010.

" Sinto que agora chegou a hora de gravar uma coisa minha", disse Medina.

Maiores informações( incluindo agenda completa de suas apresentações ) : www.laelmedina.com.br e www.myspace.com/laelmedina

Lael Medina e Léo Mitrulis Quinteto - O Ovo




Lael Medina e Léo Mitrulis Quinteto - Bebê






Nenhum comentário:

Postar um comentário