Boa música disponível pra você, caro leitor!

sábado, 11 de julho de 2009

Barnah: Jazz do leste paulistano

Muitas aulas e estudo, essa é a rotina do guitarrrista e compositor Marcos Barnah. Um músico que gosta muito de tocar jazz, estudar e ministrar aulas aos seus vários alunos.

Marcos é morador da Zona Leste da cidade de São Paulo. Durante a conversa com a reportagem do Paulicéia do Jazz,ele lembrou de um único local no bairro do Tatuapé - Ad Libitum Talking Jazz Bar - onde é possível apreciar a boa música instrumental e fez questão de ressaltar a dificuldade dos músicos em divulgar a ótima música instrumental brasileira.

Barnah começou a interessar-se por música aos onze anos de idade. Começou a mergulhar na praia Rock n' Roll e ,após o seu contato com a bossa nova e jazz ,ele se apaixonou e começou a compor e conhecer um pouco mais dos standars do jazz como: All the things you are e How High the moon.

Antes de inciar a graduação, Marcos estudou com Mozart Melo, Aldo Landi, ULM- Universidade Livre de Música, IGT - Instituto de Guitarra e Tecnologia e curso de harmonia funcional, improvisação , arranjo, fusion , jazz com José Candido da Silva "Maestro Zito".

Trabalhos

O guitarrista tocou no CEU Vila Curuçá, Opus 2000 e Teta Jazz. Gravou com a Beto Barros Big Band , com a participação de Robson Miguel, considerado um dos dez melhores violonistas do mundo.Marcos gravou Jazz Brasil em 2007,com Michel Brasil (bateria) e Raul Lima (contrabaixista).

Após a gravação do primeiro CD, Barnah, iniciou a sua graduação em música na Faculdade Mozarteum de São Paulo - FAMOSP.A dificuldade do guitarrista em conciliar as apresentações no circuito de bares com os estudos o fez decidir apenas dedicar-se as aulas e já tem um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em andamento onde abordará sobre a harmonia do bebop e a influência do romantismo.

Características

Ao tocar Marcos prefere apenas tirar o som da guitarra e dos amplificadores. Não utiliza pedais, efeitos e compressores, somente a pureza do timbre do instrumento.

Barnah tem vários alunos. Alguns tocam na igreja, outros vem do rock. Segundo o guitarrista, a maior parte dos jovens se interessam pelo jazz através do contato com as aulas, onde alguns começam a apreciar melhor através dos improvisos, sons e possibilidades de conhecer novas harmonizações.

O guitarrista pretende voltar a fazer suas apresentações em casas de cultura e circuito de bares. Já está em contato com algumas casas e pretende divulgar o seu trabalho em novos locais.

Acesse www.marcosbarnah.com e conheça um pouco mais sobre o trabalho do músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário