Boa música disponível pra você, caro leitor!

domingo, 30 de agosto de 2009

Flávio Barba: "investir na música com arte"

Na cidade de São Paulo o sol ensaiava uma saída. Quando segui pela via Anchieta, observei a linha do horizonte e percebi que a névoa tomava conta do horizonte das cidades do ABC paulista.Um pouco mais adiante, após passar a divisa com o município de Santo André , a cidade estava gelada, fria, transeuntes encapotados, crianças super agasalhadas. Ao entrar no SESC, cabeludos circulavam pelos corredores, transportavam equipamentos para o show dos Racionais Mc's. Minutos depois, chega, de agasalho azul, e a passos tranquilos, o guitarrista, compositor e produtor andreense Flávio Barba, 33.

O guitarrista tem 15 anos de música profissional e sua influência músical tem origem no Blues de Eric Clapton e no Rock do Pink Floyd. Seu aprendizado musical foi por vontade própria e teve um começo difícil durante o aprendizado musical. Marco Tavares foi seu primeiro professor de guitarra antes da sua ida a Fundação das Artes em São Caetano do Sul-SP e depois se graduou em música pela Faculdade de Artes Alcantara Machado - FAAM , estudou com o guitarrista Mozart Melo e fez alguns cursos em Campos do Jordão.


Trabalhos

" Aprofundar, uma coisa leva a outra", disse Barba durante a entrevista sobre a sua dedicação aos estudos e a vontade de aperfeiçoar as técnicas aprendidas durante as aulas de guitarra.


Flávio já tocou com vários grupos musicais, gravou com vários artistas renomados tanto do meio secular quanto do gospel. Logo, a vontade e a inquietação em registrar suas composições e divulgar seu trabalho bateu mais forte e o guitarrista gravou Passagens, seu primeiro trabalho em 2004.


Barba não tinha pretensão em fazer shows.Logo, acontece o inesperado e o guitarrista faz a sua primeira apresentação em uma unidade do SESC no interior de São Paulo, participação no Festival de Paranapiacaba, em Santo André, Concha Acústica e matérias em três revistas especializadas e músicas tocadas em rádios dos EUA e Europa, na Rádio Itália.


Logo, o inquieto músico, na sua rotina de envio de e-mails, retornos e correspondências para rádios, imprensa, gravadoras e parceiros; começou a trabalhar no seu segundo CD que estava previsto para lançá-lo em 2007.


Barba gosta muito de Bossa Nova.Seu sonho era a participação do guitarrista e violonista Roberto Menescal, que já acompanhou ímportantes artistas como Nara Leão, e a sua forte identificação com o movimento musical do final da década de 50, em uma das faixas de seu novo trabalho. Então, Flávio fez o contato com Mensecal por e-mail e, posteriormente, enviou uma cópia, em formato Mp3 da sua provável participação.


Roberto ouviu a música enviada em formato digital por Flávio, gostou muito e enviou um e-mail onde acertara a sua participação no novo trabalho do guitarrista de Santo André com a composição Beira-mar em seu novo albúm Novos Ares, finalizado em julho de 2009.

O inquieto guitarrista andreense divulgou o seu novo CD em vários veículos especializados e pessoas. Rendeu matéria na França, tocou na casa Ao Vivo, SESC Santo André e tocou no dia 26 de agosto na Rádio KZUM 89,3 no programa The Best of Brazil, em Nebraska-EUA.

Reconhecimento e diferenças
Duas gravadoras, uma na Europa e outra nos EUA demonstraram interesse para ter Flávio Barba em seu casting de artistas da música instrumental. Porém, a dificuldade de deslocamento e a distância foram os motivos da desistência da gravadora européia.Já, a americana tinha seu grupo de músicos fechado.
As gravadoras nacionais onde Flávio fez contato, não demonstraram nenhum interesse, nem ligaram, nem retornaram. "Os estrangeiros são atenciosos em responder e dar uma resposta. Já, os brasileiros, nem responderam um não!" Disse o guitarrista.
É um trabalho feito com carinho, cuidado, capricho."Aí, é o melhor que faço com qualidade.", disse Barba sobre o tratamento especial em seus trabalhos musicais.
apreciação musical
Flávio é enfático ao dizer sobre a sua relação com seus alunos. "Não imponho estilo musical, apenas apresento o que julgo bom." Ele faz questão dem mostrar apenas o que tem valor e diz: "para as pessoas apreciarem um tipo de musica é preciso conhecer".
Durante a sua inciação nos estudos de música, Barba comprou o disco do Violonista e guitarrista Jonh McLaughlin e seu grupo Mahavisnhu Orchestra. Muito empolgado, Flávio ficou impressionado com as duas primeiras faixas. Ao chegar na terceira, o guitarrista não conseguia compreender a proposta musical do grupo e decidiu deixar de lado.
Após aprofundar-se mais nos estudos da música, Flávio foi vasculhar em seu quarto alguns discos antigos e lá estava o vinil onde não entendia nada durante as primeiras aulas de música.O guitarrista voltou escutar o Mahavisnhu e passou a entender melhor a proposta musical do grupo de McLaughlin.
"Pessoa se envolve com música é se envolver com a arte", disse Barba.

Assista Copacabana, composta e interpretada por Flávio Barba:

3 comentários:

  1. Grande Flavio Barba!
    Exemplo de talento e persistência.
    Parabéns pelo novo trabalho, você conseguiu o quase impossível, superar a qualidade do seu disco anterior.
    Vida longa a música instrumental brasileira, e a Flávio Barba.
    Renato Zanuto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o disco é muito bom.
    Mas nem sabia que ele era tão "inquieto".
    Quanto às gravadoras, acho que elas estão procurando um novo Charlie Brown Jr até hoje. É só isso que vale, algo que grude imediatamente na orelha.
    Renato Cracco

    ResponderExcluir
  3. Renato Zanuto e Cracco!

    Muito obrigado pelos comentários. Sobre o "inquieto", é uma qualidade do Flávio e representa a vontade e a perisitência de um músico talentoso, mesmo sem o aparato de grandes gravadoras, correr atrás para divulgar o seu trabalho.

    Abs a vocês

    ResponderExcluir