Boa música disponível pra você, caro leitor!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jazz em Domicílio

Karina Monteiro



Um show de jazz deve acontecer em um ambiente intimista para que músicos e público apreciem ao máximo cada instante. Sendo assim, imagine assistir a uma apresentação em um local que lhe deixe à vontade, como a residência de um amigo ou até mesmo o seu próprio lar. Esta sensação pode ser vivida nos shows do Projeto “Jazz Lá em Casa” que há um ano leva espetáculos de grupos de jazz aos endereços de admiradores.

As amigas Thais Roldan, produtora artística e Carolina Araújo, designer, apaixonadas por jazz e com boas amizades no meio musical, foram as criadoras do projeto. Tudo começou de uma forma simples: elas cozinhavam quitutes, chamavam alguns músicos para tocarem em casa e os amigos próximos vinham assistir aos shows. As primeiras edições do evento aconteceram na própria residência de Carolina e depois foram levadas uma vez por mês a outros espaços igualmente aconchegantes, como casas de outros conhecidos ou espaços que também inspirassem o clima de “Lar doce lar”.

O que inicialmente era uma reunião informal, tomou outra direção e transformou-se em um evento diferenciado. O famoso “boca-a-boca” foi o responsável pela chegada de novos fãs, já que os amigos dos músicos e dos demais envolvidos começaram a comentar a novidade. Neste momento, as criadoras perceberam que deveriam oficializar o “Jazz lá em Casa”, então, optaram por promoverem os espetáculos de forma absolutamente profissional, com convites para os interessados e a contratação de músicos.

O projeto consiste em apresentar shows em uma atmosfera calma para que cada instrumento musical seja apreciado em sua totalidade. Apesar do sucesso, Thais Roldan prefere que cada evento abrigue um número limitado de pessoas, somente desta forma o espetáculo não perde seu foco. “Tentamos criar um ambiente intimista que favoreça tanto a platéia como os músicos, algo diferente do que estamos habituados na impessoalidade das casas noturnas. Por isso, um público grande acaba descaracterizando a proposta”, afirma a produtora.

A liberdade musical também é um dos pontos fortes do evento, já que os músicos sentem-se tranquilos para explorarem seus talentos musicais. “Gosto muito da idéia de ter um espaço onde realmente podemos tocar à vontade em São Paulo. Isso é raríssimo hoje! O “Jazz lá em Casa” oferece ao público a “música-arte” em contraposição à “música-comércio”. Além disso, o clima é ótimo! As pessoas vão para ouvir música de verdade e isso faz toda a diferença, afirma o guitarrista Michel Leme que já participou de dois espetáculos.

No Jazz lá em Casa, além da liberdade de repertório para os músicos, o público também fica à vontade e assiste ao show de uma forma diferenciada – é possível deitar em pequenos colchões ou sentar-se em sofás e pufes macios. Impossível não sentir-se em casa ...

A próxima apresentação acontece em setembro (com data a definir). Quem quiser levar o projeto para sua residência ou obter mais informações sobre os próximos shows, pode acessar o endereço: http://www.jazzlaemcasa.blogspot.com/ ou mandar e-mail para jazzlaemcasa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário