Boa música disponível pra você, caro leitor!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Débora Gurgel: do quintal de casa para as big-bands

Para a família Gurgel lugar de boa música é em casa! Todos sentados - papai, mamãe e irmãozinhos - em silêncio, apenas ouvindo a pequena garotinha tocar o piano. Instrumento e televisão juntos no mesmo espaço, mas a prioridade era apenas ouvir música e a menininha com as suas melodias. Hoje a pianista,flautista,compositora, arranjadora Débora Gurgel, se apresenta com a Septeto S.A, grupo Triálogo e participa da "gig" de Dani Gurgel, onde acontecerá o show de lançamento de Agora - Dani Gurgel e novos compositores no dia 12 de setembro no Auditório Ibirapuera.


A trajetória musical de Débora começa nas "audições" no quintal de sua casa. Lá ouvia as aulas de piano da casa de sua vizinha e professora de piano, Dona Hermínia, e o seu fascinio pelo som do piano, foi decisivo para tornar-se aluna da professora do bairro aos 7 anos de idade.


Na visão de Débora, seus pais foram grandes apreciadores de musica brasileira e mundial. "Sempre ouvimos muita música boa em casa, apesar de ninguém da família tocar nenhum instrumento", disse a pianista. O piano e a televisão faziam parte do cenário da sala da casa da pianista. Logo, quando aconteciam os ensaios, seja os estudos de piano ou das bandas de rock, os pais estavam sempre presentes para incentivá-la e seu irmão, que participava do grupo.




Triálogo


O grupo surgiu quando Débora trabalhava no Centro Livre de Aprendizagem Musical - CLAM. Na escola, a pianista conheceu o baterista Pérsio Sapia e durante o seu trabalho como flautista no espaço Vinicius de Moraes, no extinto Tom Brasil, na Vila Olimpia, conheceu o contrabaixista Itamar Colaço. Os três musicos tocavam juntos na época, mas Gurgel tinha vontade de formar um trio de música instrumental e gravar suas composições.



Logo, a pianista convidou Persio e Itamar para gravar um CD com suas músicas.Mas a "demo", como chamam os músicos o seu primeiro trabalho, tomou um grande vulto(sic) e o grupo apresenta uma música instrumental com proposta autoral e moderna. "Tocar com Itamar e Pércio é divertidíssimo, quase um exercício de telepatia. Quando eu penso alguma coisa, eles já respondem antes que eu fale, e vice-versa.",disse Débora.

Septeto S.A. e circuito


Débora toca todas as segundas com a Big Band há mais de 2 anos. Na opinião da pianista, os músicos e o repertório são fascinantes. "É uma reunião de amigos muito divertida, e isso se traduz na música que fazemos", diz Gurgel.



Para a pianista, São Paulo tem um circuito bem ativo de bares com o objetivo de ofercer boa música, independente do estilo. "Acho ótimo, pois apesar de ser um ambiente normalmente barulhento, aproxima o público dos músicos, e favorece a chegada de um público novo e jovem", disse Débora.

Gurgel descreve sobre a riqueza de jovens talentos nos últimos anos no cenário musical paulistano. "conhecem muito bem a música brasileira de todos os tempos, o jazz, as gravações históricas, e tem uma universalidade própria destes tempos, misturando tudo num mesmo caldeirão, mas com extremo bom gosto", disse a pianista.

Na opinião de Gurgel acontece o mesmo com os jovens apreciadores da música. Os mais novos começam a diferenciar a música que emociona e bem feita, do que a música com intuito marketeiro e imediatista.

Autora
Débora é autora de vários métodos sobre a Música Popular Brasileira. Ela escreveu seus livros em focos determinados - divisões ritimicas brasileiras, improvisação. Para a pianista, é muito importante colher resultados.Pois, por inúmeras vezes as pessoas dizem: "Não tenho swing para tocar samba", "Não sei tocar uma nota que não esteja determinada".

Na opinião de Gurgel se o ensino musical no Brasil fosse levado com seriedade desde o ensino fundamental e não fosse encarado com uma "aula de relaxamento", o país teria um grande número de bons músicos e apreciadores musicais de bom gosto.


Apreciação Musical

"Quem hoje em dia senta numa cadeira e ouve música a fim prestando atenção aos detalhes?" , pergunta Débora sobre o gosto musical e a forma como se ouve a música.

Para a pianista, qualquer mudança é bem vinda. Gurgel entende que a apreciação musical é o primeiro caminho para formar um público culto e desenvolver o gosto pela musica em si e deixar de usar a música apenas como "fundo musical", onde a maioria das pessoas utilizam.


"Normalmente ouve-se música enquanto se namora, ou trabalha no computador, ou dirige, etc...
Só temo que, vindo de uma determinada orientação política, o projeto não seja abrangente a todos os tipos de boa música, favorecendo apenas um determinado nicho.", disse a pianista.


Novos trabalhos

Débora está na turma do Agora- Dani Gurgel e Novos Compositores e terminou o trabalho de arranjos do novo CD de Adriana Godoy, com participação do Triálogo, Elton Medeiros e Daniel D'Alcantara, Lea Freire e outros talentos. O CD foi para a fábrica na semana passada e sairá em breve.

Gurgel gravou e fez o arranjo de uma valsa de Chico Pinheiro para o CD de Tatiana Parra, que está em produção. O trabalho teve a participação de Nailor Proveta no clarinete. "Lindissímo", disse a pianista.

O Triálogo está com novos temas e está na fase final de pré-produção do próximo CD. O grupo pretende gravar o trabalho nos próximos meses.


Assista Débora Gurgel e seu grupo Triálogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário