Boa música disponível pra você, caro leitor!

domingo, 1 de novembro de 2009

Fábio Torres: piano, letra e música

Versatilidade e habilidade são as caracteristicas do talentoso pianista, arranjador e compositor Fábio Torres onde participa do Trio Corrente, com o baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Paulo Paulleli e no próximo dia 18 e 19 de dezembro, pra fechar o ano bem, lança o seu CD autoral Pra Esquecer das Coisas Úteis, um trabalho onde mistura o lado instrumentista e letrista do pianista.



O evento conta com as presenças dos músicos Edu Ribeiro, Paulo Paulelli, Vinícius Dorin, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Luciana Alves, Tatiana Parra, Rodrigo y Castro e Heloisa Torres Meireles. e mostra um pouco o lado letrista de Torres, onde compõe desde os 20 e poucos anos de idade, mas só agora tem a oportunidade de mostrar essas músicas."Me sinto muito bem e acho que as pessoas estão recebendo bem esta outra faceta.", declara o pianista.


Estudos

Fábio não vem de uma família musical, mas sempre foi apoiado pelo seu pai e a sua profissionalização deve-se ao incentivo do patriarca, onde aos 5 anos de idade ingressou na escola de música, por vontade do Chefe da Familia.

Dos 16 aos 19 anos ,Torres fez aulas particulares com Ester Pacheco D'Ângelo, professora de piano erudito do Conservatório Musical Beethoven onde foi um marco bastante importante na sua formação musical

Fábio sempre gostou da música popular. Nunca quis ser um pianista erudito. "... a música dos mestres eruditos marcaram profundamente minha formação. Até hoje toco piano erudito como estudo e também ouço muita música clássica" disse o músico onde reforça a sua opinião sobre a existência da alma e a intuição como aliados para fazer um músico ser popular onde considera tão importante quanto o estudo técnico.



Grupos musicais

Fábio participou do Prêmio Nascente durante o curso de música na ECA-USP. "Foi um bom impulso ter vencido com uma fita cassete que continha minhas composições instrumentais". disse o pianista onde na mesma época, tocava com a Banda Mistura e Manda junto a Guello, Zezinho Pitoco, Daniel Allain. "Todos eram músicos mais velhos que eu e pude aprender muitas coisas ali.", disse o músico.


Durante a apresentação de Fábio com a banda Mistura e Manda, o cantor, acordeonista e compositor Dominguinhos o viu tocar coma Banda Mistura e Manda e imediatamente fez o convite ao pianista para tocar em seu disco. "Gravei com músicos que admirava desde muito jovem como: Arismar do Espírito Santo, Heraldo do Monte, Oswaldinho do Acordeon e o próprio Dominguinhos. Foi uma experiência e tanto.", disse o músico onde reforça a sua opinião sobre a maneira de tocar de um músico, onde o tempo é o fator predominante.


" Mas enquanto isso não acontece, o negócio é tocar de tudo e tentar aprender algo de cada experiência. ", disse o pianista.

Trio Corrente

"O trio corrente tem uma história longa que já dura quase dez anos", disse o pianista onde começou a tocar com o trio no antigo Garoa (atual Ao Vivo Music) e de uma apresentação despretensiosa, nasceu um som que chamou a atenção de um produtor japonês onde assistia a apresentação do grupo. "A partir daí, gravamos nosso cd e nos apresentamos no Brasil e exterior. Agora preparamos nosso segundo cd a ser lançado ano que vem", disse Fàbio.

Na opinião do pianista , o Brasil está crescendo e se informando sobre música instrumental.Logo, Torres acha a possibilidade de realizar com maior frequencia os pequenos e grandes festivais de jazz. Logo, o músico ainda considera a Europa o melhor lugar pra apresentar este tipo de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário