Boa música disponível pra você, caro leitor!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Daibem: do Rock ao Jazz

Tarde fria de quinta-feira.Uma fina chuva caía sobre São Paulo, trânsito congestionado e o sistema de transporte da cidade estava muito lento. Nas catracas da estação Sumaré ,em meio a agitação e a pressa das pessoas, um sujeito alto, magro,com uma mochila em suas costas e um fone de ouvido nas orelhas.

Agitado, mexia-se por todos os lados, balançava a cabeça e o pé batia seguidamente.Essas são as caractéristicas do inquieto músico, radialista e aprensentador do programa sala dos professores Daniel Daibem, 36 anos, transimitido pela Rádio Eldorado FM 92,9 das 19h00 ás 19h20.

É um programa curtinho. Porém, segundo o apresentador,é para deixar o gosto de quero mais. " Não adianta a pessoa degustar todos os tipos de pratos num restaurante , a pessoa não consegue apreciar.É preciso simplificar, apenas um alimento de cada vez!", disse Daibem.

Conversa tranquila e descontraída.Daniel é música nas veias! Sabe cantarolar as passagens de cada instrumento em um trecho de uma composição.Quando a reportagem do Paulicéia do Jazz pergunta se In a sentimental mood, composta por Duke Ellington é uma boa música para quem nunca apreciou o jazz, o músico confirma e é enfático ao dizer: " Não adianta tocar levadas muito rápidas, para quem nunca ouviu jazz é preciso apreciar musicas lentas".

"O importante é pulsar", disse
Daibem.

Uma hora e meia de conversa e diversos assuntos: jazz, música, um pouco de aulas de apreciação musical. Daniel reforça em suas falas e recomenda para não impor o tipo de som para as pessoas, mas é preciso respeitar a cultura musical de cada um.

Começo

Daniel nasceu na cidade de Bauru e começou no rádio há 15 anos na rádio 89FM como estagíário. Estudou música durante oito anos na escola Groove. Começou pelo Rock, como todo jovem iniciante na arte musical. Logo,aos poucos o apresentador/músico ampliou os seus horizontes,começou a conhecer outros estilos musicais como soul e finalmente o Jazz.

Daibem trabalhou na rádio Brasil 2000 e um dia, ao ouvir a Eldorado FM, percebeu uma locução muito formal e ele, como ouvinte, sentiu-se distanciado naquele momento. O então, radialista visitou a emissora e mostrou uma proposta de loucução simples, informal, uma "conversa com o ouvinte" ao diretor de programação.

" Em vez de ler o papel com o nome das musicas, falar, contar história, "conversar" com o ouvinte", disse Daniel.

sala dos professores

Intervalos, fala do locutor e um BG (música de fundo) com trechos de standars do jazz e algumas composições de grandes instrumentistas internacionais e nacionais. Daniel, juntamente com a sua equipe, recebiam muitas ligações de ouvintes ao perguntar titulo, autor, quem gravou a "tal" obra e interferia no andamento da programação do horário.

Daibem escreveu num pedaço de papel uma proposta de programa para tocar as musicas inteiras e pudesse falar o nome e contar um pouco sobre as composições. O esboço , escrito à caneta, foi entregue ao diretor. Após a aprovação, inicia a transmissão do Sala dos Professores na rede Eldorado , no ano de 2004.

Charlie Parker, Wes Montgomery, Winton Marsalis e Emílio Santiago cantando Bananeira de Gilberto Gil eJoão Donato, foram os "professores" do primeiro programa de vinte minutos, com história, dicas para quem gosta e quer aprender um pouco mais a apreciar a música de qualidade.

"Viajar com coisas simples. Brincar um pouco com a antropologia urbana", disse Daniel ao se referir sobre os namorados que andavam com as sacolinhas com o presente para a namorada no dia 12 de junho.



Músico

Daniel é guitarrista, toca com o Hammond Grooves,participa de várias "gig's" que tocam no circuito paulista da música instrumental e ministra aulas de apreciação musical.

A ultima aula foi na Casa do Saber. Como ouvir jazz, foi o curso ministrado por Daibem, no último mês de junho. Com duração de quatro semanas , o músico explicava sobre a história do jazz, dos compositores e como eram elaboradas cada peça musical.

O grupo formado por Vitor Cabral (bateria), Sidel Vieira (contrabaixo),Leandro Cabral( teclado) e o "professor" Daniel Daibem (guitarra) onde deu uma aula prática e demonstrativa sobre cada evolução do instrumento, como se encaixam os sons da guitarra, a condução da bateria e mostra detalhadamente para as pessoas aprenderem a apreciar melhor o Jazz.

Um comentário:

  1. Achei bem gostoso o espaço,começando pelo entrevistado, a quem aprecio, embora, para minha tristeza, atualmente, não estou podendo escutar sua "Sala dos Professores". Não sou grande conhecedora de rock, mas é um gênero q aprecio.

    Aquele abraço...

    M.Zélia

    ResponderExcluir